Título: Indústria teme falta de energia
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2007, Economia, p. B4
Os investimentos em infra-estrutura previstos para a área energética, inclusive a a construção de hidrelétricas, são fundamentais para se evitar o risco de um novo apagão no País na avaliação de entidades que representam a indústria.
A notícia de que o País poderá ter um novo apagão, caso o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dê certo e a economia alcance um crescimento acima de 4% ao ano, divulgada ontem, faz parte de um relatório confidencial do governo obtido com exclusividade pelo Estado.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o que o relatório aponta é o mesmo que a entidade vem dizendo há algum tempo . ¿Ter ou não um novo apagão nos próximos anos dependerá apenas de o governo federal realizar as obras de infra-estrutura previstas. Se não realizar, o apagão será inevitável¿,diz.
Para Skaf, se o empresariado nacional e internacional perceber vontade política do governo de efetivamente realizar o PAC, ¿inclusive com queda de juros, certamente novos investimentos vão surgir na área de energia¿.
O presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, diz que não se surpreendeu com as informações do relatório. ¿Nossa percepção, constante em todas as manifestações da entidade, é que as distribuidoras, que informam a demanda contratada para o futuro, podem não estar considerando um cenário de crescimento sustentável acima de 4%¿, diz. Outro ponto que no seu entender não está suficientemente esclarecido é o do mercado livre, que tem cerca de 30% da demanda de energia. ¿Estes dois pontos do processo não estão bem claros para dar segurança em relação ao futuro.¿
Ele considera fundamental viabilizar as hidrelétricas e desenvolver as matrizes de gás natural e outras fontes que temos. Para Godoy, é possível o governo acelerar o processo para construção das hidrelétricas e precisa haver um comprometimento geral da sociedade para que os entraves sejam superados. ¿Seria trágico para um país como o nosso a volta à situação de apagão.¿