Título: Berzoini vê ação para criar clima contra partido
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2007, Nacional, p. A7

Em reunião ontem à tarde a portas fechadas, a bancada de deputados federais do PT reagiu às declarações do presidente da Câmara e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que acusou o partido de querer poder em excesso. As críticas mais duras foram do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que considerou deselegante e inadequada a atitude de Aldo durante o debate entre os três candidatos à presidência da Câmara.

É inadequada até porque ele sabe que não é assim. O PT sempre o tratou de maneira qualificada. Acreditamos que a reciprocidade deve existir. Foi uma tentativa de criar um ambiente anti-PT. Não é um gesto elegante, afirmou Berzoini, depois de reunir-se com cerca de 50 deputados da bancada petista. A maioria dos presentes reclamou do comportamento de Aldo e defendeu a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP) à sucessão na Câmara.

Nas quase duas horas de reunião, no entanto, a bancada do PT não bateu o martelo sobre se a candidatura de Chinaglia será em nome do partido ou se será avulsa. Se a candidatura representar o PT e Chinaglia perder a disputa, o partido fica sem direito a ocupar cargos na Mesa Diretora da Câmara. "Não há uma decisão sobre como vamos registrar a candidatura de Chinaglia", disse Berzoini, ao lembrar que o petista conta com o apoio do PMDB, maior partido da Câmara. "Só vamos decidir se a candidatura será avulsa ou não no último minuto", admitiu o líder do PT, Henrique Fontana (RS).

AREIA MOVEDIÇA

Na reunião, Chinaglia fez um apelo para que a bancada se mobilize fortemente nesta reta final da disputa para que ele conquiste 257 votos, o mínimo necessário para vencer em primeiro turno. A avaliação é de que o petista tenha hoje cerca de 270 do total de 513 votos de deputados.

Parte da bancada do PT teme que, se houver segundo turno, Chinaglia acabe perdendo. "Foi uma reunião de mobilização para nos organizarmos e pedir votos para o Chinaglia", disse Fontana. "Chinaglia tem o apoio do presidente Lula e da maioria dos partidos. Mas o voto é secreto e, por isso, ele sabe que está em um campo com areia movediça", observou o deputado Domingos Dutra (PT-MA).