Título: Bush faz nova advertência ao Irã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2007, Internacional, p. A14

O presidente americano, George W. Bush, voltou ontem a advertir o governo do Irã horas depois de o embaixador iraniano em Bagdá ter revelado um ambicioso plano para ampliar o papel de seu país no Iraque.

¿Não tenho intenção de invadir o Irã, mas se Teerã intensificar suas operações militares no Iraque, ameaçando nossas tropas e inocentes, vamos responder com firmeza¿, alertou Bush, em entrevista concedida no começo da tarde a uma rádio americana. Horas antes, o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Gordon Johndroe, afirmou que os iranianos deveriam ¿desistir de seu papel destrutivo no Iraque¿.

As ameaças americanas foram uma resposta às declarações do embaixador do Irã em Bagdá, Hassan Kazemi Qumi. Em entrevista ao New York Times, Qumi disse que Teerã se dispõe a oferecer ajuda militar e econômica ao Iraque. ¿Temos uma ampla experiência em reconstrução após uma guerra¿, disse Qumi, em referência à Guerra Irã-Iraque (1980-1988).

O principal ponto do plano, na área econômica, é a abertura de uma agência do Banco Nacional iraniano em Bagdá. Também está prevista a instalação de bancos agrícolas e de instituições financeiras particulares. Na área militar, será oferecido treinamento e equipamentos às forças iraquianas. Na semana passada, Bush autorizou as tropas americanas a combaterem agentes do Irã que agem no Iraque. A senadora democrata e pré-candidata à presidência, Hillary Clinton, disse que Bush deve sair do Iraque antes de deixar o cargo. ¿Seria muita irresponsabilidade dele deixar o problema para a próxima administração.¿