Título: Para Lula, decisão sobre Rodada agora é política
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2007, Economia, p. B1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou-se ontem otimista com a possibilidade de conclusão das negociações sobre os capítulos centrais da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) até abril deste ano. Segundo Lula, as decisões para a conclusão de um novo acordo multilateral agora são políticas, e não mais técnicas. Ele antecipou que entrará em contato nos próximos dias com os líderes dos principais países da OMC para tratar das concessões essenciais.

Suspensa desde julho de 2006, a Rodada Doha foi reativada sábado, em Davos, durante reunião de ministros de 22 países da OMC, mais a União Européia. O Brasil foi representado pelo chanceler Celso Amorim. No dia anterior, no Fórum Econômico Mundial, o presidente Lula havia feito um forte apelo em favor da retomada da Rodada e também alertara sobre os riscos para o sistema multilateral de comércio de um eventual fracasso das negociações.

Ontem, no programa quinzenal de rádio Café com o Presidente, Lula falou sobre o assunto. ¿Eu disse ao (primeiro-ministro britânico) Tony Blair: em algum momento, nós vamos ter de ter cinco minutos de estadistas dentro de nós e vamos tomar uma decisão. Uma decisão que possa apontar para os países mais pobres do mundo uma esperança de que o século 21 vai dar a eles a oportunidade de se desenvolverem.¿

Por ¿decisão de estadista¿, o presidente se referiu às concessões necessárias para a conclusão da Rodada com um acordo capaz de provocar real liberalização do comércio agrícola e eliminação de subsídios ao setor - o ponto-chave para impulsionar a atividade econômica na maioria dos países em desenvolvimento. A negativa dos Estados Unidos em ampliar os cortes nos subsídios a seus agricultores, em julho passado, precipitou a suspensão da Rodada.

No programa de rádio, Lula afirmou três vezes que está ¿otimista¿ com a retomada das negociações porque notou a existência de ¿vontade política¿ para a conclusão da Rodada.