Título: Tatuar imagem de 'el comandante' vira moda entre jovens em Cuba
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2007, Internacional, p. A11

Enfiado numa camiseta azul que deixa à mostra um par de braços musculosos, Yoán Ávila, de 28 anos, exibe com orgulho, como outros jovens, uma tatuagem singular: o rosto de Fidel Castro com seu quepe militar.

Muito mal vista nos anos 60 e 70, quando era associada a presidiários, marinheiros e vagabundos, a tatuagem recentemente passou a ser em Cuba um estandarte juvenil e revolucionário, ao representar também emblemas cubanos e ícones como o guerrilheiro argentino Ernesto 'Che' Guevara.

'Sou e vou continuar sendo muito orgulhoso da minha tatuagem. É do Comandante pelo que ele representa. Vou levá-lo sempre comigo. Ela nunca será apagada', disse Yoán, mostrando a figura em seu braço esquerdo.

Ele disse que a carrega agora com mais sentimento, pois faz seis meses que Fidel submeteu-se a uma delicada cirurgia intestinal que o mantém fora do cenário político. 'É como qualquer outra pessoa que adoece. Quero que se recupere logo e esteja entre nós de novo', diz o jovem que mora no bairro popular de El Cerro e trabalha na fábrica de charutos Cohiba. Yoán passou quase quatro horas suportando a dor da agulha perfurando a pele: um Fidel com barba abundante, o quepe, a mão no queixo, destaca-se, com a bandeira cubana ondulando ao fundo.

'Isso não é uma moda. Fidel é o presidente. Aos que me criticam, eu digo: é meu comandante e é teu comandante. Fico pensando em outros países que estão piores que nós. Nós cubanos estamos avançando', disse.

Mas alguns jovens preferem se tatuar com águias imperiais e a bandeira dos EUA como Rigoberto Díaz, um fisiculturista que exibe em toda a largura de suas costas a inscrição: 'USA Power.'

Javier Demedio, um estudante de informática de 18 anos, traz no braço direito o perfil colorido de Fidel. 'É uma das maiores personalidades do século 20 e do que vai do século 21. Algumas pessoas o criticam e outras o admiram por sua valentia e inteligência. Na melhor hipótese, no futuro serei um rebelde como ele', assegurou.