Título: Chilena Lan pode virar sócia da Varig
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2007, Negócios, p. B13
Depois de meses de especulação, a chilena Lan Airlines deu ontem o primeiro passo que poderá transformá-la em sócia da nova Varig. A empresa anunciou um empréstimo de US$ 17,1 milhões para a companhia brasileira, com a opção de converter essa dívida em participação acionária. Segundo analistas de mercado, se a Lan exercer essa opção ficará com cerca de 5% do capital da empresa.
O valor do empréstimo é pequeno para os padrões do setor aéreo e, sobretudo, para as necessidades de expansão da Varig. Segundo analistas, esse dinheiro deve ser usado para capital de giro. Mas, mesmo tendo um valor relativamente baixo, essa operação traz alguns sinais importantes.
Se por um lado o empréstimo é um indicador do interesse da Lan pelo mercado brasileiro, por outro sinaliza que o fundo de investimentos americano Matlin Patterson, que adquiriu a Varig no leilão judicial, não está mais colocando dinheiro no negócio. ¿O Matlin já deu todos os sinais que pretende se desfazer do investimento¿, afirma uma fonte próxima à Varig.
NOVOS AVIÕES
Para o analista Paulo Sampaio, a entrada no mercado brasileiro é a ¿única grande oportunidade de crescimento que resta para a Lan¿. ¿O mercado brasileiro é de uma importância capital. O Chile tem o PIB do Estado do Rio de Janeiro. Uma entrada no mercado brasileiro muda totalmente a situação da Lan no mundo.¿ Já para a Varig, avalia, a parceria com a Lan ajudará na tentativa de conseguir novos aviões no mercado.
¿A Lan sempre disse que gostaria de entrar no Brasil e uma eventual participação na Varig casa com sua estratégia de expansão na região¿, completa o analista do Santander em Santiago, Felipe Mercado.
Apesar de não achar este o momento ideal para entrar no mercado brasileiro, Mercado diz que a Lan está determinada a conquistá-lo. ¿O Brasil é um mercado atrativo e creio que ela vai entrar de sócia¿, diz. ¿A Varig tem rotas importantes para a Lan. Mas com a crise do controle de tráfego e com competidores tão fortes como TAM e Gol, talvez este não seja o melhor momento, nem a Varig o melhor parceiro para entrar no Brasil.¿
Um executivo do setor que conhece de perto a Lan diz que a empresa chilena é bastante agressiva e ¿não dá tiros no escuro¿. ¿Eles querem entrar de sola na Varig, mas estão fazendo um investimento a conta gotas, para ver primeiro se não há problemas com as autoridades do setor aéreo brasileiro¿, diz o executivo, lembrando que o Brasil é um dos países da América Latina com a legislação mais restrita no que se refere à participação estrangeira.
As negociações da Lan foram realizadas com o Matlin Patterson, em Nova York, e pegaram de surpresa alguns executivos da própria Varig. Uma das maiores empresas da América Latina, com receita anual de US$ 2,5 bilhões e em franca expansão, a Lan está há anos de olho no Brasil. Tentou adquirir a TAM, mas a família Amaro não quis vender o controle da empresa. A Lan também analisou a possibilidade de adquirir a Gol - hoje sua grande rival no continente - mas já era tarde. Hoje, a Gol e a TAM estão grandes demais para a Lan.
As ações da Lan subiram mais de 3% ontem com o anúncio do empréstimo. Analistas dizem que a Lan pode aumentar sua participação na Varig adquirindo a totalidade das ações do Matlin Patterson, que é dono de 20% do capital votante, limite máximo para um investidor estrangeiro. Outra possibilidade, que já foi estudada, é a aquisição do controle da Varig por meio da Absa Cargo, subsidiária de cargas da Lan no Brasil. Assim como o Matlin é minoritário na Varig, a Lan tem apenas 20% do capital votante da Absa. E, assim como o Matlin, a Lan é quem dá as cartas na companhia.
MERCADO
Uma eventual entrada da Lan no Brasil terá reflexos significativos para as concorrentes TAM e Gol. ¿Aí sim teremos uma competição bastante interessante pois a Lan nunca entra em um mercado para brincar¿, diz o analista Paulo Sampaio. ¿Teremos as três maiores empresas da América do Sul competindo de frente no Brasil. Todas as três são bem administradas, eficientes e com ações na bolsa de Nova York.¿
A Lan tem ações negociadas em Nova York e Santiago, mas seu controle está nas mãos das famílias Cueto e Piñera. Um dos principais controladores, Sebastián Piñera, foi candidato a presidente do Chile em 2005, concorrendo pelo partido de centro-direita Renovação Nacional, mas foi derrotado por Michelle Bachelet.