Título: Guarulhos suporta apenas mais cinco anos de crescimento
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2007, Economia, p. B1

A principal e mais cara obra prevista pela Infraero para São Paulo nos próximos anos - a construção do terceiro terminal de passageiros em Guarulhos - só faz sentido com a construção de um terceiro sistema de pista e pátio, avalia o professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge Pinto Alves. ¿Hoje a capacidade das pistas é maior que a dos terminais. Mas o novo terminal, que elevará a capacidade de 18 milhões de passageiros para 30 milhões, ficará ocioso sem uma nova pista.¿ Ele estima que, sem a terceira pista, a vida útil de Guarulhos é de cinco anos. ¿A partir daí, teremos problemas parecidos com o que temos hoje em Congonhas.¿

¿Guarulhos precisa de uma terceira pista de qualquer jeito. Caso contrário, terá de começar a operar no sistema de slots (vaga cativa para empresas), o que dificulta a entrada de novas empresas e trava o crescimento do setor¿, completa o diretor-executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral, Adalberto Febeliano.

O governo, porém, ¿jogou a toalha¿ em relação à terceira pista de Guarulhos, segundo declarou recentemente o presidente da Infraero, José Carlos Pereira. A terceira pista faz parte do projeto original do aeroporto. Para tirá-la do papel, seria preciso enfrentar questões ambientais e sociais. O entorno do aeroporto hoje é uma Área de Proteção Ambiental. E o local onde seria a pista virou uma favela com 5,3 mil barracos. ¿A cada dia, fica mais caro e mais difícil iniciar as obras¿, diz Febeliano.