Título: Criado em 1988, painel já produziu 4 relatórios
Autor: Amorim, Cristina e Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2007, Vida&, p. A25

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para discutir as mudanças climáticas causadas pela interferência humana no ambiente. Fazem parte do painel cerca de 2.500 cientistas de todo o mundo.

O objetivo da entidade é traçar um diagnóstico das condições do clima em todas as regiões da Terra; fornecer às autoridades informações sobre as causas das mudanças e as possíveis repercussões ambientais e socioeconômicas no futuro; e propor caminhos para a solução dos problemas.

Este é o quarto relatório do IPCC sobre o futuro do clima no mundo. O primeiro diagnóstico climático foi feito em 1990. O último relatório foi concluído em 2001. As avaliações feitas então, no entanto, foram cautelosas demais - os cientistas não imaginavam que as mudanças decorrentes do aquecimento do planeta ocorreriam com tamanha rapidez.

O IPCC tem 193 países participantes de diversas regiões do planeta: África, Ásia, América do Sul, Américas do Norte e Central e Caribe, sudeste do Pacífico e Europa. São escolhidos 30 membros como representantes dessas regiões.

Os membros do IPCC são eleitos a partir da indicação dos países-membros e das organizações internacionais em reuniões realizadas antes do início dos trabalhos para a elaboração dos relatórios - que duram de cinco a seis anos.