Título: Meirelles aposta em ampliação da oferta
Autor: Caminoto, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2007, Economia, p. B6

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que a demanda agregada crescente na economia brasileira, em razão do aumento da renda do trabalhador e do crédito, dá condições para o crescimento da oferta. 'Esse ambiente de demanda positiva permite que a oferta também seja ampliada', disse ele, após apresentação na 11ª Reunião de Presidentes do Banco Central do Mercosul e Associados.

Na apresentação sobre economia global, Meirelles disse que a perspectiva é que o crescimento mundial se desacelere, mas ainda é um cenário positivo, com crescimento acima das médias históricas.

Ele destacou que a economia americana deve ter algum efeito de desaceleração, por conta do mercado imobiliário, ainda que isso não represente risco de uma transição brusca. Para ele, há até sinais de que esse processo de ajuste começa a se estabilizar.

O presidente do BC também disse que as economias da União Européia e do Japão demonstram algum dinamismo. Na América Latina, a perspectiva é de continuação dos trabalhos de aceleração do crescimento econômico.

Indagado se os eventos recentes (estatizações) na Venezuela, no Equador e na Bolívia prejudicariam esse processo de crescimento no continente, Meirelles disse que o assunto não foi levado ao debate na reunião de hoje.