Título: Amorim reage a críticas feitas ao Itamaraty
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2007, Nacional, p. A7

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lamentou ontem as críticas do ex-embaixador em Washington Roberto Abdenur sobre a política externa do País, em entrevista à revista Veja. Segundo Amorim, se Abdenur tinha problemas tão sérios com a condução do Itamaraty, deveria usar outros meios de protesto, insinuando que poderia ter deixado o posto antes de ser removido, no mês passado.

'Um embaixador com um posto como Washington que tem dúvidas tão sérias sobre a política externa brasileira tem uma maneira muito clara de manifestar isso', disse Amorim.

Na entrevista, Abdenur diz que existe hoje uma doutrinação política dentro do Itamaraty e intolerância à pluralidade de opinião. Aponta ainda 'antiamericanismo atrasado' em setores da política externa brasileira e critica a prioridade dada às relações com países emergentes, além da falta de agressividade em condenar situações como as criadas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

'Lamento notar que o embaixador tenha escolhido o momento de sua remoção definitiva para fazer esses comentários', disse o ministro. Oficialmente Abdenur deixou a embaixada por ter esgotado o prazo de permanência no exterior, mas fontes apontam conflitos com Amorim.