Título: 'Temos privilégios', admite senador
Autor: Madueño, Denise e Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2007, Nacional, p. A9

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse ontem que o ministro Marco Aurélio Mello tem razão quando aponta a vantagem salarial dos parlamentares em relação aos vencimentos que recebem os membros do Supremo Tribunal Federal (STF). 'Temos regalias e privilégios que os ministros do Supremo não têm', afirmou. Como exemplo, citou a verba indenizatória, de R$ 15 mil, recebida por deputados e senadores para custear as despesas do cargo no Estado.

Péres disse que, desde sua implantação, na gestão do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, abriu mão desse benefício, por julgá-lo desnecessário.

Ele lembrou que empregou o argumento em discurso na tribuna, em dezembro do ano passado, quando os líderes e os presidentes da Câmara e do Senado decidiram equiparar os salários dos parlamentares aos dos ministros do Supremo. Na ocasião, sugeriu que a equiparação só deveria ser adotada se fossem extintas as 'todas as regalias' dos parlamentares, mas não houve nenhuma manifestação a seu favor. O reajuste acabou caindo por decisão do STF.

'Somando tudo, nós ganhamos muito mais do que os ministros do Supremo', reiterou o senador. Ainda assim, Péres acredita que o ministro não deveria ter feito o desafio. Ele avalia que o assunto, em vez de se restringir a uma questão pessoal, se estende a dois Poderes da República. 'Repito que ele tem razão. De qualquer maneira, eu acharia melhor que ele não tivesse feito o desafio em nome da harmonia entre os Poderes.'