Título: Serra passará mutuários para Nossa Caixa
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2007, Nacional, p. A10

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai transferir para a Nossa Caixa uma dívida de R$ 5,4 bilhões que o Estado tem a receber de proprietários de moradias populares inadimplentes. O acerto com o banco controlado pelo governo visa a acelerar a cobrança de mutuários que receberam casa do Estado e estão com prestações do imóvel atrasadas.

Em meio às restrições orçamentárias neste início de gestão, a medida é mais uma tentativa para reforçar os cofres do Estado. A expectativa é de que possa complementar o Orçamento da habitação, que prevê em 2007 um repasse de recursos do ICMS inferior ao de 2006 - cerca de R$ 610 milhões.

A transação será oficializada amanhã à tarde, quando o secretário estadual de Habitação, Lair Kr¿henbühl, com aval de Serra, se reunirá com o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos.

A dívida dos mutuários representa quase 10 vezes o Orçamento da pasta. Cerca de 25% dos 315 mil proprietários de imóveis populares estão inadimplentes. Há casos de devedores há mais de 30 anos.

'Tenho que produzir moradia. Esse é o meu foco. Não sou cobrador', disse Krähenbühl, autor da proposta. 'A Nossa Caixa é banco, tem estrutura de cobrança e não tem corrupção', emendou o secretário.

Hoje a cobrança é feita por escritórios do governo espalhados pelo Estado. A avaliação é de que o banco poderia fazer um trabalho mais ágil. Além disso, a medida representará redução de despesas. Os escritórios regionais alugados devem ser desativados.

INVESTIMENTO FUTURO

Além da entrada de dinheiro a curto prazo, com um processo mais rigoroso de cobrança pela Nossa Caixa, a carteira de mutuários do Estado, a segunda maior do Brasil - só perde para a da Caixa Econômica Federal -, pode ser um bom investimento futuro para o governo. Vendida no mercado, poderá render recursos para o Estado ampliar seu fôlego de investimentos nos próximos anos.

A Nossa Caixa também assumirá a carteira de financiamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).