Título: Analistas vêem espaço para novas quedas de juro
Autor: Farid, Jacqueline
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2007, Economia, p. B4
O resultado da produção industrial de dezembro, embora tenha apresentado sinais conflitantes, confirmou no geral a expectativa de analistas de bancos estrangeiros de aceleração da economia brasileira nos próximos meses, sem arranhar a aposta majoritária de que o Banco Central terá espaço para manter o ciclo de relaxamento monetário com cortes de 0,25 ponto porcentual na taxa Selic.
A produção industrial cresceu 0,5% em dezembro de 2006 em relação a novembro, dentro das estimativas dos analistas ouvidos pela AE-Projeções (-1,2% a 1,3%) e acima da mediana das previsões, de -0,65%. Na comparação com dezembro de 2005, houve crescimento de 0,4%, também dentro das expectativas dos analistas.
Cláudio Ferraz e Bernardo Mota, analistas do UBS, avaliaram que o resultado da produção industrial parece ter sido ligeiramente superior ao cenário traçado pelo BC na ata mais recente do Copom. Na opinião de Nuno Camara, economista sênior do Dresdner Kleinwort, embora o resultado anualizado da produção industrial possa continuar a surpreender para baixo nos próximos meses, isso será um reflexo principalmente do real mais forte. Para Paulo Leme, do Goldman Sachs, os números comprovam que a economia vive uma ¿modesta recuperação cíclica¿ desde outubro, que deverá se fortalecer com o aumento dos gastos do governo. ¿A boa notícia é que o crescimento deverá aumentar para 3,5%, ou superar essa marca.¿