Título: PMDB cede vaga em comissão para o PT
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2007, Nacional, p. A5

O PMDB fez ontem mais um agrado ao governo ao ceder a sua vaga na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) ao senador petista Aloizio Mercadante (SP). Além de avalizar os pedidos de empréstimos da União, Estados e municípios, os 27 votos da comissão serão essenciais no encaminhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de outras propostas ligadas à economia.

A distribuição das presidências das dez comissões permanentes do Senado se deu mediante acordo entre os partidos. Como tinha mais interessados do que vagas, a Comissão de Educação, entregue ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi parcialmente esvaziada. E parte dos assuntos que estavam sob sua jurisdição passará a ser tratada pela recém-criada Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação. Ou seja, é lá que serão examinadas questões de ponta do Ministério das Comunicações, como a regulamentação da implantação de TV digital e a renovação das concessões de rádio e televisão.

A proximidade da nova comissão com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, fica patente pelo fato de que ela será presidida pelo seu primeiro suplente, Wellington Salgado (PMDB-MG) - ocupante da vaga no Senado por causa da ida de Costa para a pasta.

Dos partidos de oposição, o PFL foi o mais bem-sucedido. O partido manteve a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), entregue ao senador Antonio Carlos Magalhães (BA), e mais quatro cargos de comando: a presidência da Comissão de Relações Exteriores, que será presidida pelo senador Heráclito Fortes (PI), a vice-presidência da CAE, entregue ao senador Eliseu Resende (MG), e a das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e a de Desenvolvimento Regional e Turismo. Os cargos de vice ficarão com os senadores Rosalba Ciarlini (RN) e Jonas Pinheiro (MT).

Além da recém-criada comissão entregue a Wellington Salgado, o PMDB ficou com as presidências da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Serão presididas por Leomar Quintanilha (TO) e Joaquim Roriz (DF).