Título: `Camisa de força neles. Eles enlouqueceram¿
Autor: Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2007, Nacional, p. A6

A oposição reagiu ontem à proposta de um grupo de parlamentares do PT que começa a trabalhar para que o presidente da República possa convocar plebiscitos sem autorização do legislativo. Um dos mais indignados foi o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (PFL), que considerou sem sentido de despropositada a intenção. ¿Camisa de força neles', afirmou. ¿Eles enlouqueceram¿, reagiu.

Maia classificou a proposta dos petistas de ¿inaceitável¿. E rebateu criticando a postura antidemocrática das lideranças do PT. ¿Essa é a democracia direta deles. Fazer as coisas sem passar pelo principal representante da sociedade, o poder Legislativo. Não vamos aceitar isso¿, anotou.

CHAVEZ

O deputado pefelista comparou a intenção dos petistas ao modelo adotado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. ¿Isso caberia bem lá para o Chávez. Aqui, não. Aqui, no Brasil, vigora a democracia.¿

Para o líder do PFL, nem mesmo os demais deputados do PT podem compactuar com a proposta do grupo ligado à ex-prefeita Marta Suplicy. ¿Isso não vai vigorar. Ninguém pode aceitar isso, nem mesmo os parlamentares do PT.¿

O senador José Agripino Maia (PFL-RN) também fez coro. E repudiou a intenção dos petistas. ¿A oposição precisa estar preparada para atitudes desse naipe que o PT possa tentar fazer. Eles vão ousar o que não imaginávamos o que eles iriam ousar. Devemos ficar alertas para quaisquer atitudes que esses petistas podem tomar após essa eleição da Câmara¿, observou.

Também mencionando o presidente venezuelano, Agripino Maia ressaltou que o PT parece estar querendo esquecer o poder Legislativo.

¿É a interlocução direta com a sociedade que eles acham que conquistaram e acham que com isso poderão passar por cima do Congresso.¿

O deputado José Anibal (PSDB-SP) também reclamou da sugestão ¿autoritária¿ do grupo de petistas ligados à ex-prefeita paulistana.

SUCESSÃO

Na avaliação do tucano, por trás do projeto dos petistas está o fato de o partido não ter candidato para a disputa presidencial de 2010. Com a possibilidade de o presidente convocar plebiscitos sem a autorização do Legislativo, o principal interesse seria o de conseguir apoio para a disputa de um terceiro mandato. ¿Eles sabem que o PT não tem candidato para a Presidência em 2010. E vão tentar todas as possibilidades para conseguir fazer o Lula sair candidato novamente¿, afirmou Anibal. ¿É uma tendência golpista do governo.¿Para o deputado tucano, a proposta do PT ¿é um prenuncio chavista, uma tentação autoritária de passar por cima do Congresso¿.

Ele prosseguiu: ¿É a mesma tentação de quando eles falam que a torcida do Flamengo torce pela anistia de José Dirceu (ex-ministro d