Título: Ensino médio parou de evoluir
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2007, Vida&, p. A16

O retrato feito pela 6ª edição do Saeb (prova de português e matemática aplicada aos alunos da 4ª e 8ª séries do fundamental e 3º ano do médio) depois de dez anos de avaliação, é de um sistema de ensino que ainda faz muito pouco pelos estudantes. O que se vê neste momento é um estudante que termina o ensino médio sabendo praticamente a mesma coisa do que um aluno de 8ª série sabia em 1995.

Entre 1995 e 2005, a média dos estudantes de 3º ano de ensino médio caiu 32,4 pontos em português e 10,6 pontos em matemática. Na 8ª série, a redução foi de 24,2 pontos em português e 13 pontos em matemática.

Um dos poucos alentos dos resultados atuais é o registro de um pequeno avanço de 3 pontos na média da 4ª série do ensino fundamental. ¿Esse é o dado mais importante agora. É uma melhora consistente que vai se refletir na 8ª série e no ensino médio em alguns anos¿, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. ¿Isso revela um esforço das redes para melhorar o ensino.¿

Há duas justificativas para médias tão ruins na 8ª série e no 3º, segundo o ministério. A primeira é que os resultados ruins do fundamental na década de 1990 estão chegando agora nas demais séries. Isso mostra que os resultados ainda devem piorar: os alunos que tiveram os piores resultados no Saeb na 4ª série, em 2001, estão hoje na 8ª série. Apenas em 2008 terminarão o ensino médio.

A segunda justificativa é o aumento recente do ensino médio. ¿Houve expansão nos últimos anos e as novas redes ainda estão se estruturando¿, diz Haddad. Essa explicação, no entanto, não justifica o caso do Sudeste, onde houve redução no número de alunos. De 2002 a 2006, a região perdeu 250 mil matriculas no ensino médio, mas a média em português caiu 36,13 pontos desde 1995 e a de matemática, 10,84.

CRÍTICA Paulo Renato Souza Ex-ministro e deputado (PSDB-SP)

¿Quando há uma expansão, é normal uma queda. O que me preocupa é que ela é contínua. Isso é o indicativo de um retrocesso. Pode ser um indício de que a evasão continua aumentando.¿