Título: Notas do Enem são as piores desde 2002
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2007, Vida&, p. A16
Os problemas de qualidade que surgem no Sistema de Avaliação da Educação Básica são confirmados na edição de 2006 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os quase 3 milhões de estudantes que fizeram a prova este ano tiveram, na parte objetiva, a pior média desde 2002: 36,90 - 10 pontos inferior a 2003. Em nenhum dos Estados brasileiros a média de acertos passou de 40%. Em redação, o resultado, como é recorrente, foi melhor que na prova objetiva, mas também caiu em relação a 2005 e só é maior que em 2004, quando a média foi, pela primeira vez, inferior a 50 pontos.
SEM COMPARAÇÃO
O Ministério da Educação afirma que não é possível comparar um ano do Enem com o anterior, já que a prova é voluntária e a amostra termina por ser diferente. Mas, com três milhões de pessoas, todas candidatas a uma vaga no ensino superior, é possível se dizer que esses estudantes sabem menos do que deveriam depois de terminar a escola básica.
Mais significativo, os alunos chamados de egressos - que terminaram o ensino médio há mais tempo - tiveram resultados melhores do que estudantes concluintes, que supostamente ainda têm frescas na cabeça as matérias. ¿Pode ser que esses egressos já tenham feito algum curso, entrado na faculdade¿, diz Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep).
¿O que acontece é que se perdeu o foco na educação básica e na aprendizagem dos alunos¿, diz o deputado Paulo Renato Souza, ex-ministro da Educação. ¿O conjunto de resultados mostra uma deterioração, um retrocesso no ensino que é preocupante¿.
METAS
Fernando Haddad Ministro da Educação
¿Vamos fixar metas para cada série, que os municípios e Estados devem atingir. Mas também vamos oferecer ações para que essas metas possam ser alcançadas.¿