Título: Ensino piora em quase todos os níveis
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2007, Vida&, p. A16
O cenário da educação brasileira que surgiu dos três levantamentos apresentados ontem pelo Ministério da Educação - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Censo da Educação Básica - não é dos mais promissores. Apesar de uma pequena melhora na avaliação dos alunos de 4ª série no Saeb, a seqüência de resultados é ruim. No Enem, o desempenho médio dos quase 3 milhões de estudantes é o pior desde 2002. No censo escolar, o número de alunos no ensino médio continua a cair, mesmo que apenas 45,3% dos jovens de 15 a 17 anos estejam matriculados nesse nível.
Os resultados apontam para uma escola que ainda ensina muito pouco e alunos que estão terminando o ensino médio com o conhecimento que deveriam ter na 8ª série do fundamental. Isso quando terminam. O censo escolar mostra que o ensino médio perdeu 124,5 mil alunos entre 2005 e 2006.
A boa notícia dos resultados apontada ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, é uma pequena melhora, de 3 pontos, na média da 4ª série do ensino fundamental, no Saeb - que ainda assim, é bem menor do que a de dez anos atrás.