Título: Telefônica avança em TV paga
Autor: Marques, Gerusa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2007, Negócios, p. B18
A Telefônica vai investir, até 2010, R$ 1,275 bilhão em novos negócios, incluindo TV por assinatura. O presidente do grupo no Brasil, Antônio Carlos Valente, disse ontem que a meta da empresa é popularizar esse serviço, que hoje está restrito às classes mais altas. Do total de R$ 15 bilhões de investimentos da empresa previstos para os próximos quatro anos no Brasil, R$ 8,5 bilhões serão aplicados em redes fixas, incluindo telefonia, TV por assinatura e banda larga, e R$ 6,5 bilhões serão investidos na operadora de celular Vivo, cujo controle é dividido com a Portugal Telecom.
¿Cada vez mais os usuários exigem uma oferta combinada de serviços¿, disse Valente sobre a exigência do mercado por pacotes que incluam telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura. ¿É o lado mercadológico da convergência¿, disse Valente, na primeira entrevista depois de ter assumido a presidência do grupo no Brasil.
Valente disse que a TV paga no Brasil se desenvolveu muito pouco, principalmente se comparada à telefonia. Enquanto o Brasil tem 100 milhões de celulares e 40 milhões de linhas fixas, o segmento de TV por assinatura não ultrapassa os 4 milhões de assinantes. ¿Isso mostra claramente que o esforço feito por cada um dos grupos empresariais que atuam em cada um desses mercados foi completamente distinto.¿
Valente citou o exemplo da Telefônica em São Paulo para dizer que a telefonia fixa chega a todas camadas sociais. Segundo ele, o serviço de telefone fixo no Estado chega a 60% da população de classe C e a 35% das classes D e E. ¿As empresas de telefonia têm experiência para ofertar serviços para todos os segmentos da população, coisa que não aconteceu na TV por assinatura, onde apenas a classe A teve acesso.¿.
A Telefônica já está operando nesse mercado em parceria com a DTHi. Além disso, aguarda duas respostas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): uma licença para explorar diretamente o serviço de TV por assinatura via satélite e sobre a compra da TVA.