Título: Bornhausen relança PFL como Partido Democrata
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2007, Nacional, p. A7
Como parte do que chamou de refundação do PFL, o presidente do partido, ex-senador Jorge Bornhausen, anunciou ontem, em solenidade que reuniu no Congresso os principais dirigentes pefelistas, três pontos que nortearão o futuro da legenda: a mudança do nome para Partido Democrata (PD), a preparação de um novo estatuto e o empenho em atrair nomes para renovar a sigla.
O novo estatuto será aprovado em convenção marcada para o dia 28 de março. A expectativa, segundo ele, é a de assegurar ao partido, nas eleições de 2008, candidatos em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. 'O PFL não se afastou de buscar o poder', disse Bornhausen. 'Tivemos frustrações nos últimos anos, com a morte de Luís Eduardo Magalhães, a saída da disputa de Roseana Sarney e o episódio do prefeito Cesar Maia, que teve a candidatura metralhada pelo governo.'
O presidente do PFL citou casos semelhantes de partidos europeus - como o PP espanhol, o Partido Trabalhista inglês e o PSC de Portugal - que souberam se renovar e, com isso, alcançaram o poder.
Segundo maior partido do Senado, o PFL pretende manter a linha de crítica permanente ao governo Lula. 'Vamos falar as verdades inconvenientes e expor as mentiras convenientes do governo Lula', disse Bornhausen. 'O partido busca a aproximação com a sociedade e a diferenciação do estilo populista representado pelo presidente Lula.' No Congresso, o PFL promete atuar pelo fim da CPMF, pelas privatizações e contra o abuso de medidas provisórias.