Título: Exército dos EUA omitiu queda de um helicóptero, diz jornal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2007, Internacional, p. A14

Seriam seis e não cinco os helicópteros que os Estados Unidos perderam no Iraque nas últimas três semanas. Segundo o The New York Times, um helicóptero de uma empresa de segurança privada foi derrubado no dia 31 de janeiro, mas sua queda teria sido omitida pelo Exército americano.

Os EUA haviam divulgado apenas cinco quedas de helicópteros e confirmado que quatro deles foram abatidos. A última queda aconteceu há dois dias: um helicóptero caiu na Província de Anbar, matando seus sete tripulantes. Apesar de o Exército ainda não ter confirmado a causa do acidente, militares iraquianos e testemunhas afirmaram que ele foi abatido.

A aeronave que caiu na semana passada foi, segundo o jornal, derrubada enquanto apoiava operações envolvendo funcionários do Departamento de Estado dos EUA. Ela seguia de Hilla (centro) para a Bagdá. Autoridades americanas disseram que o helicóptero foi atacado por rebeldes em terra, com armamento de grosso calibre, cerca de 15 quilômetros antes de chegar à capital.

Em seguida, tropas dos EUA teriam se dirigido ao local para resgatar os passageiros e a tripulação. No momento em que seguiam para a área da queda, os soldados foram novamente atingidos, dessa vez por, pelo menos, uma bomba colocada na estrada. A explosão deixou vários feridos, mas não se sabe se houve mortes. As tropas, então, resgataram os passageiros rapidamente e decidiram recuar. Antes, porém, eles destruíram o helicóptero para evitar que ele caísse nas mãos dos insurgentes.

Autoridades americanas afirmaram ao New York Times que os recentes episódios indicam que os rebeldes adaptaram suas táticas e, mesmo com equipamentos antigos, estão se especializando em atirar nos helicópteros dos EUA e derrubá-los. Alguns aspectos das quedas mostram que os rebeldes já conseguiram até mesmo identificar os padrões de vôo dos americanos. Mesmo equipados com sistemas antimísseis avançados, os helicópteros ainda são vulneráveis a ataques terrestres. Apesar disso, eles são tidos como o meio mais seguro de se viajar em comboios no Iraque, já que por solo o grupo se torna alvo de bombas colocadas em estradas.

No Iraque, ao menos 57 helicópteros americanos caíram ou foram derrubados desde 2003, matando 172 soldados. Na história, há casos de conflitos em que rebeldes derrotaram grandes potências usando a tática de derrubar helicópteros, como na Somália, em 1993.