Título: Previdência opõe Dilma a Mantega
Autor: Fernandes, Adriana e Verissimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2007, Economia, p. B3

O governo deu ontem sinais desencontrados em relação a reforma da Previdência. Enquanto a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou, com ênfase, a determinação de avançar na reforma, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reagiu: ¿É a opinião pessoal da ministra¿. As declarações de Dilma foram feitas para uma platéia de dirigentes estaduais reunidos pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamoto.

Mantega, quando tomou conhecimento das declarações da ministra, pediu esclarecimentos à sua assessoria e, em seguida, deu entrevista coletiva na porta do Ministério da Fazenda. ¿Não está definido, o governo não tem uma posição sobre isso, mas, possivelmente, podemos desembocar nessa questão, mas não vamos colocar os carros na frente dos bois¿, disse Mantega.

Dilma demonstrou absoluta confiança ao falar para os dirigentes do Sebrae. ¿Nós estamos apostando que o País está maduro para ter um projeto consensual de reforma ou pelo menos com amplo consenso. Estamos apostando nisso: que sai uma reforma correta e uma sinalização precisa para o futuro do País¿, afirmou Dilma, na palestra.

As palavras contundentes da ministra surpreenderam porque foi a primeira vez que um integrante da cúpula governo admite que uma proposta efetiva de reforma será fechada no Fórum da Previdência, que discutirá os problemas previdenciários do País pelo prazo de seis meses. O Fórum será instalado no dia 12 de fevereiro pelo presidente Lula.

Até agora, os ministros foram discretos e sempre remeteram uma decisão sobre a necessidade ou não de uma reforma ao Fórum. Inclusive, a posição do governo é a de desmitificar o tradicional déficit da Previdência, estimado em mais de R$ 45 bilhões. Lula, por exemplo, balizou as discussões quando afirmou que maior parte do déficit é política social, numa indicação de que muito pouco pode ser feito por meio de uma reforma.

O desencontro entre os ministros chamou a atenção ainda porque, no momento em que as afirmações de Dilma eram divulgadas nas agências de tempo real, Mantega estava reunido com o ministro da Previdência, Nelson Machado, para discutir a instalação do Fórum.

Somente o Fórum, na avaliação de Mantega, poderá avaliar os problemas, traçar um bom diagnóstico e ver se as contas da Previdência têm sustentabilidade no médio e longo prazos.

Dilma discursou sobre a reforma e garantiu que as eventuais medidas de mudanças terão uma transição de longo prazo, sem especificar esse prazo. ¿Achamos que a transição tem que ser longa, os direitos adquiridos não podem ser afetados e que é perfeitamente possível articular esse processo com a sociedade e ter um projeto consistente de reforma¿, afirmou, ressalvando, apenas, que o projeto ¿não será tirado do bolso ¿, porque será discutido no Forum.

FRASES

Dilma Rousseff Ministra da Casa Civil

¿Nós estamos apostando que o País está maduro para ter um projeto consensual de reforma ou pelo menos com amplo consenso. Nós estamos apostando nisso: que sai uma reforma correta e uma sinalização precisa para o futuro do País¿

Guido Mantega Ministro da Fazenda

¿É opinião pessoal da ministra. Não está definido, o governo não tem uma posição sobre isso, mas possivelmente podemos desembocar nesta questão, mas não vamos colocar os carros na frente dos bois'