Título: General dos EUA: 'Não há provas contra o Irã'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2007, Internacional, p. A12

As armas iranianas encontradas no Iraque não implicam na participação direta de Teerã no conflito do país vizinho, segundo o general Peter Pace, chefe das Forças Armadas dos EUA. ¿Isso significa apenas que bombas produzidas no Irã estão sendo usadas no Iraque para matar soldados da coalizão¿, disse o general, numa entrevista em Jacarta, na Indonésia.

As declarações de Pace contradizem três militares americanos que, no domingo, apresentaram supostas provas de que o Irã estaria armando rebeldes xiitas no Iraque. Exigindo que não fossem identificados,eles mostraram fotos do que seriam armas de fabricação iraniana usadas por insurgentes.

Os oficiais disseram também que ¿pessoas dos maiores níveis do governo do iraniano¿ estariam envolvidas no fornecimento de armas a milícias no Iraque. Mais uma vez, Pace refutou a afirmação e disse que a apreensão de armas e de cidadãos iranianos no Iraque ¿não quer dizer que o próprio governo do Irã esteja diretamente envolvido ou tenha enviado pessoas (para ajudar os rebeldes)¿.

Para minimizar as contradições entre seus oficiais, a Casa Branca declarou que Pace não negou que há armas iranianas no Iraque. O porta-voz do governo, Tony Snow, disse estar convencido de que o armamento chega ao país com a aprovação do Irã. ¿Mas não temos informações de inteligência específicas sobre isso¿, afirmou.

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, negou, na véspera, a relação de seu país com o conflito no Iraque e acusou os EUA de terem ¿um histórico de fabricação de evidências¿.

Membros da Câmara dos Representantes dos EUA, sob controle da maioria democrata, realizaram ontem um debate para decidir se deveriam censurar publicamente o presidente George W. Bush por enviar mais 21.500 soldados para o Iraque. ¿O povo americano perdeu a confiança na ação de Bush¿, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Uma resolução da Casa contra a ampliação das tropas deve ser aprovada até o fim de semana, mas sua aplicação não será obrigatória. ¿Sem mais cheques em branco para Bush no Iraque¿, disse Pelosi. Os republicanos advertiram para as conseqüências de minar as políticas do presidente. ¿Iremos estimular os terroristas em cada canto do mundo¿, disse o líder republicano, John Boehner.

AFEGANISTÃO

O ex-funcionário da CIA David Passaro foi condenado a 8 anos de prisão por torturar até a morte o prisioneiro afegão Abdul Wali, numa base militar no Afeganistão, em 2003. Passaro foi o primeiro civil condenado por abuso de prisioneiros no Afeganistão e no Iraque.