Título: Presidente usa critério da antiguidade para escolher comandantes militares
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2007, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu usar o critério da antiguidade para escolher os três novos comandantes militares. Na Marinha assumirá o almirante Júlio Soares de Moura Neto - atual chefe do Estado-Maior da Armada -, no Exército, o general Enzo Martins Perri - chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) - e na Aeronáutica, o brigadeiro Juniti Saito, chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Na quarta-feira, Lula conversará com os novos comandantes, ao lado do ministro da Defesa, Waldir Pires, e dos atuais chefe militares.

As nomeações agradaram aos oficiais das três Forças. Houve elogios à atitude do presidente de respeitar a tradição das Forças Armadas de indicar por antiguidade. ¿A preservação da antiguidade é sempre bem-vinda porque ninguém reclama¿, comentou um oficial-general, ao explicar que, mesmo no caso da indicação do general Enzo não houve questionamentos, apesar de as apostas apontarem que o escolhido seria o general Renato César Tibau, chefe do Estado-Maior.

A indicação do brigadeiro Saito tranqüilizou a maioria da FAB, que espera, com um novo estilo de comando, superar a crise na Força e, particularmente, na área de controle do tráfego aéreo. Na Marinha, a transmissão do cargo já está marcada para 1º de março.