Título: Estrada em Guaratinguetá será pavimentada
Autor: Menocchi, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2007, Vida&, p. A18
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), esteve ontem em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, a 176 quilômetros de São Paulo, para conhecer as obras que estão sendo realizadas na Fazenda Esperança, entidade que trata de dependentes químicos. A instituição será um dos locais de parada de Bento XVI no dia 12 de maio, antes de ir para Aparecida.
O papa deve permanecer na fazenda por uma hora e será recebido por 2 mil jovens em recuperação.
Apesar de ter iniciado as obras, a entidade, fundada pelo religioso alemão Frei Hanz Stapel, precisa de ajuda financeira para concluir a construção de uma igreja - que será inaugurada pelo papa - um palco, um heliporto e ainda para a pavimentação da estrada de acesso à entidade.
PREOCUPAÇÃO
A maior preocupação dos organizadores da visita de Bento XVI à Fazenda Esperança são os 20 quilômetros de uma estrada vicinal, dos quais 5 quilômetros são de terra, sem nenhuma estrutura. Há dois meses, uma comissão do Vaticano que organiza a visita do papa esteve na fazenda e recomendou melhorias na estrada. 'Fiquei preocupado com essa rodovia, por onde vai passar muita gente, e também com o curto espaço de tempo que temos para as obras', disse o governador.
Sem divulgar valores, Serra autorizou que as obras de pavimentação e melhorias sejam realizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
'Já existe um projeto, falta apenas fazer a licitação. Acredito que dê tempo', adiantou Jorge Jobran, diretor interino do DER. O convite para visitar o local foi aceito pelo papa no ano passado, quando Frei Hanz o fez de maneira informal, na língua alemã. Bento XVI virá para a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que será realizada em Aparecida, de 13 a 31 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Atualmente, a Fazenda da Esperança tem, no mundo, 23 unidades masculinas - sendo duas delas na Alemanha - e 10 unidades femininas. Esse trabalho social começou através da iniciativa de Frei Hanz, em 1979.