Título: Polêmico, Ricardo Pinheiro já não substitui Rachid
Autor: Graner, Fabio e Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2007, Economia, p. B4

Marcado por declarações polêmicas e posição fiscalista, o secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, não é mais o número 2 do órgão. O 'Diário Oficial' da União publicou ontem a exoneração, 'a pedido', de Pinheiro da função de secretário-substituto do titular da Receita, Jorge Rachid. Mas ele continua como um dos adjuntos de Rachid.

Fontes da Receita dizem que pesou na queda um crescente desconforto da cúpula da Receita com seu tom agressivo e jeito pouco ortodoxo de se manifestar contra desonerações tributárias.

O ponto culminante da insatisfação ocorreu em janeiro, na divulgação do resultado da Receita em 2006. Pinheiro foi enfático ao dizer que o órgão não tinha mais espaço para abrir mão de tributos após o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 'Para o PAC tem. Não tem para pic, poc, puc...' Ao rebater pleitos por redução de impostos, ele disse que brasileiro não tem fixação 'por bunda', mas sim pelo 'seu próprio umbigo'.

Apesar dos destemperos, Pinheiro é considerado um dos técnicos mais qualificados da Receita, conhecendo intimamente a estrutura do órgão, legislação tributária, e tendo poder de argumentação e análise acima da média. Ele foi também o número 2 do ex-secretário da Receita Everardo Maciel. O novo secretário-adjunto é Carlos Alberto Barreto.

O 'Diário Oficial' ainda trouxe mudança no comando da Corregedoria-Geral da Receita. Sai, 'a pedido', Marcos Rodrigues de Mello e assume Antônio Carlos Carvalho, que era assessor especial de Rachid.