Título: Príncipe Harry será enviado para servir no Iraque até o fim do mês, diz tablóide
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2007, Internacional, p. A9

O príncipe Harry, terceiro na linha de sucessão do trono britânico, se incorporará às tropas que estão no Iraque até o fim do mês, informou ontem o tablóide sensacionalista britânico Daily Mirror. Segundo o jornal, o secretário de Defesa Des Browne deve anunciar no dia 26 em qual regimento Harry servirá. Mais de 7 mil soldados britânicos estão em Basra, no sul do país.

Um porta-voz da família real negou-se a confirmar ou desmentir a informação e o Ministério da Defesa caracterizou a notícia como 'especulação', afirmando que ainda não estão definidos quais serão os próximos envios de militares ao Iraque.

Em declarações passadas, o ministério declarou que Harry poderia ser enviado ao Iraque se sua unidade militar fosse convocada, com a ressalva de que ele seria mantido afastado de situações nas quais sua presença possa pôr em risco seus companheiros.

O príncipe de 22 anos, conhecido como Comandante Militar Wales por seu regimento, graduou-se no ano passado na Academia Militar Real de Sandhurst e treinou para liderar 11 soldados e 4 tanques Scimitar.

Em 2005, Harry afirmou em uma entrevista que estava preparado para lutar por seu país. 'Não há como pensar que não farei nada enquanto meus amigos lutam pela Grã-Bretanha', disse.

William, que treina para ser comandante militar no mesmo regimento de Harry, não pode ser enviado a zonas de guerra por ser o segundo na linha de sucessão do trono britânico. AP