Título: Rússia diz que Irã atrasa pagamento de obra nuclear
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2007, Internacional, p. A8

Autoridades russas disseram ontem que poderá haver atraso no cronograma para a construção da usina nuclear na cidade iraniana de Bushehr e na entrega de urânio enriquecido para o seu funcionamento, porque Teerã não teria efetuado pagamentos previstos em contrato.

O acordo para a construção da usina (da ordem de U$S 1 bilhão) é o centro da polêmica cooperação nuclear entre Moscou e Teerã. Seu lançamento já foi adiado diversas vezes pelos russos, que alegaram problemas técnicos e, em 2006, concordaram em enviar combustível para o funcionamento da usina em março deste ano e inaugurar suas instalações em setembro.

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohamad Saeedi, negou que houvesse qualquer atraso nos pagamentos. ¿Queremos que os russos terminem a usina o mais rápido possível¿, disse Saeedi. Autoridades iranianas também acusaram a Rússia de ceder às pressões de países que querem o fim do seu programa nuclear.

Apesar de Moscou insistir que o Irã tem o direito de desenvolver a tecnologia nuclear com fins pacíficos, apoiou em dezembro uma resolução do Conselho de Segurança da ONU impondo sanções limitadas a Teerã por sua recusa em interromper seu programa de enriquecimento de urânio. O apoio dos russos, porém, só veio depois que os outros países desistiram de tentar impedir a entrega de Bushehr.

Ainda ontem, o diretor da Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, disse que o Irã poderá enriquecer urânio em escala industrial em seis meses, mas pode precisar de mais dez anos para ter uma bomba atômica.

ENFORCAMENTO Um homem considerado culpado pelo atentado que na sexta-feira matou 11 membros da Guarda Revolucionária Iraniana em Zahedan foi enforcado ontem, em praça pública, segundo a agência oficial Irna. Nasrollah Shanbehzahi teria confessado sua culpa na TV e afirmado que o ataque era parte de um plano dos EUA para desestabilizar o Irã.