Título: Cientistas pressionam Bush por ação contra aquecimento
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2007, Vida&, p. A9
A Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS) divulgou ontem, durante sua reunião anual em São Francisco, uma declaração pública sobre a ameaça que o aquecimento global representa para a humanidade. É a primeira vez que a associação - a maior do tipo no mundo, congregando 262 sociedades e academias científicas - chega a um consenso sobre o assunto.
¿A evidência científica é clara: a mudança climática global causada por atividades humanas está acontecendo agora e é uma ameaça crescente à sociedade¿, diz a AAAS. ¿Os dados acumulados de todo o globo revelam um conjunto amplo de efeitos: o derretimento rápido do gelo, a desestabilização de grandes lençóis de gelo, o crescimento do número de eventos extremos, a elevação do nível dos oceanos, mudanças na distribuição de espécies e outros exemplos mais.¿
A AAAS segue o Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), que no início do mês divulgou dados sobre as alterações que o planeta já sofre devido ao efeito estufa, provocado pelo acúmulo de gases, como o dióxido de carbono, emitidos por atividades humanas.
O documento é mais um instrumento de pressão para que a Casa Branca assuma metas de redução dos gases do efeito estufa - algo que o presidente americano, George W. Bush, não cogita. O texto da associação americana também expressa a frustração de muitos cientistas com a posição dos Estados Unidos. ¿A corrente crescente de informação traz uma mensagem clara: já estamos experimentando a mudança climática. É hora de mostrar vontade política para uma ação centralizada.¿
A climatologista Susan Solomon, membro da AAAS e do painel, disse ontem que ¿a evidência das mudanças climáticas é agora inequívoca¿.