Título: `Sem-silos¿ vão pagar mais caro
Autor: Salvador, Fabíola
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2007, Economia, p. B3
Pequenos e médios agricultores que não possuem estrutura própria de armazenagem vão pagar mais para escoar sua produção de grãos. A safra de milho e soja, em fase inicial de colheita no interior de São Paulo, está superando a expectativa, e os armazéns das cooperativas e empresas cerealistas ainda estão abarrotados de grãos da safra passada.
O agricultor Alcindo Domiciano Rosa, de 65 anos, de Assis, no sudoeste paulista - um ¿sem-silo¿-, vai perder de 15% a 20% do valor de sua produção porque não tem onde guardá-la. Nos 100 hectares plantados no Sítio Água do Pavão, ele espera colher 3 mil sacas de soja e 1800 de milho. As chuvas ajudaram as lavouras e a produtividade será pelo menos 20% maior do que na última safra.
O antigo paiol de madeira que ele usava para abrigar a sacaria de grãos já não comporta a produção e foi ¿aposentado¿, como diz Rosa. ¿Pensei em construir um silo maior, com secador, mas o dinheiro não deu.¿ Sem opção, terá de entregar a safra em consignação a um intermediário que se incumbirá da venda. Mas o custo da intermediação, que inclui o armazenamento, subiu por causa da procura elevada. Além do desconto de 15% a 20% em função do teor de umidade, Rosa ainda vai pagar R$ 0,12 por saca a título de quebra técnica - perdas durante o processamento.
A empresa Gava Cereais, de Assis, ainda guarda 7,5 mil sacas de soja que Rosa produziu na safra passada. Quase 50% da capacidade dos três silos estão sendo usados com a produção antiga, ainda não comercializada. Segundo a empresa, se as previsões de uma grande safra forem confirmadas, pode faltar espaço para armazenar a produção nova. Nesse caso, o produtor terá de recorrer à venda direta para grandes consumidores, como granjas de suínos e aves, obtendo preços menores.
Rosa nem pensa nessa hipótese: ¿Vender no pico da safra não dá. Eles (os compradores) jogam o preço lá embaixo¿. Segundo ele, 90% dos agricultores da região não possuem silos próprios e enfrentam esse problema quando a produção é alta. No seu caso, a Gava se comprometeu a receber a colheita em consignação. ¿É a vantagem de ser parceiro antigo.¿