Título: Bombardier lança avião para competir com Embraer
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Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2007, Negócios, p. B10

O grupo aeronáutico canadense Bombardier anunciou ontem o lançamento de um novo avião de 100 lugares, que representa a ¿última grande etapa da evolução¿ de sua família de aviões para vôos regionais CRJ, o que lhe dará melhores condições para competir com a fabricante brasileira Embraer.

Depois de ter adiado durante muito tempo este projeto devido à crise em que entrou o setor de aviação depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o fabricante canadense anunciou finalmente para o fim de 2009 o lançamento do CRJ1000.

A Bombardier chega quatro anos mais tarde que a Embraer neste nicho de mercado, no qual se propõe a alcançar 400 pedidos firmes em um período de 20 anos. A decisão foi adotada depois de haver recebido de três clientes 38 pedidos firmes, no valor total de mais de US$ 1,5 bilhão.

Estas primeiros encomendas foram feitas pela companhia Brit Air, filial da Air France, pela italiana My Way Airlines e por um ¿cliente anônimo¿, afirmou o terceiro fabricante aeronáutico civil do mundo, cujo tamanho só é superado pela Boeing e Airbus.

O projeto do CRJ1000 era conhecido até agora como CRJ900X, uma versão ampliada do modelo de 86 lugares CRJ900, lançado pela empresa canadense em 2000 e o CRJ700 (de 70 a 78 lugares), que entrou em operação em 1997.

Para compensar o atraso em relação a seu rival brasileiro, que no fim de 2005 pôs em operação o Embraer 190 (entre 98 e 110 lugares), a Bombardier conta essencialmente com os custos de operação, 15 % menores que os de seu competidor.

O CRJ 10000 pesará 12,5 toneladas menos que o Embraer 190 ao levantar vôo, o que permitirá voar ¿com um pequeno motor¿, o que explica essa diferença de custos, afirmou em uma teleconferência, Pierre Beaudoin, presidente da divisão aeronáutica da Bombardier.

EMBRAER

Lançada há oito anos, a família de jatos regionais Embraer 170/190 tem 184 aeronaves em operação. Somente no terceiro trimestre do ano passado, recebeu 87 novos pedidos e já soma mais de 450 encomendas.

No preço médio de lista, cada unidade do Embraer 195 custa cerca de US$35 milhões e pode ser configurado em até 122 lugares. Já o CRJ1000 deve custar em torno de US$46 milhões, pode ter carga máxima de 41,6 mil quilos e atinge cerca de 3,139 mil quilômetros, pouco menos que o alcance do Embraer 195, que é de 3,300 mil quilômetros. Nenhum diretor da Embraer foi encontrado para comentar o assunto.

COMPETIÇÃO

O anúncio da Bombardier é ¿positivo¿, opinou Benoiôit Poirier, analista da corretora Desjardins, de Montreal. ¿O avião vai competir diretamente com o Embraer 190, que já recebeu mais de 300 pedidos firmes e reforça a oferta da Bombardier frente à Embraer.¿

O CRJ1000 deve entrar em operação no fim de 2009. A produção do aparelho vai requer um investimento de US$ 300 milhões da Bombardier, que usará recursos próprios e amortizará os custos em dez anos, indicou Beaudoin.

Por outro lado, o programa do CRJ1000 não terá nenhuma influência sobre a eventual decisão de lançar outra linha de aviões de 110 a 130 lugares, a série C, que permitirá atuar como desmancha-prazeres na disputa entre Boeing e Airbus, continuou Beaudoin.

A Bombardier havia decidido há três semanas adiar indefinidamente a decisão sobre o projeto de US$ 2 bilhões. A companhia voltará a avaliar o projeto da série C em fins de março.