Título: UDR diz que fazendas são produtivas e tituladas
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2007, Nacional, p. A4

O presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, disse ontem que a existência de terras devolutas no Pontal do Paranapanema, alegada pelo MST, não passa de ¿uma lenda¿. Ele afirmou ter informações de que as 12 áreas invadidas são produtivas e tituladas.

Segundo Nabhan, os proprietários de fazendas na região estão nas áreas há mais de 100 anos. ¿Eles usam essa lenda de terras devolutas para praticar crimes, como a invasão e a destruição do patrimônio alheio.¿

Nabhan culpa o governo do Estado pela demora na regularização fundiária. Ele contou que um grande grupo deixou de investir em projetos de usinas de açúcar e álcool no Pontal por causa da questão fundiária. ¿Sabemos que o governador tem compromisso com a regularização, mas parece que o secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey, não tem a mesma pressa.¿ Segundo ele, a UDR pediu uma audiência com Marrey e não teve resposta. O secretário não foi encontrado ontem.

O dirigente disse que a participação de sindicatos nas invasões vai permitir que a entidade processe os responsáveis.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou ontem que entrou em contato com a superintendência de São Paulo e determinou a apuração da localização e situação fundiária das terras invadidas.