Título: Banco Popular reduz prejuízo
Autor: Araujo, Silvia e Pinheiro, Vinicius
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2007, Economia, p. B15

Depois de ser totalmente reestruturado, o Banco Popular do Brasil, braço do Banco do Brasil voltado para a população de baixa renda, reduziu em 35% o prejuízo no ano passado. As perdas atingiram R$ 40,4 milhões. A inadimplência, porém, se manteve elevada. Saiu de 25% ao final de 2005, atingiu 30% em meados de 2006 e terminou o ano na casa de 27%.

O presidente da instituição, Robson Rocha, reconheceu que, apesar da melhora do resultado, ainda há muito por fazer. ¿Este é um negócio que ainda não se conhece e, por isso, está sendo constantemente aperfeiçoado¿, disse. Segundo o executivo, a instituição deve dar lucro já no primeiro semestre de 2007. Se a meta se confirmar, será o primeiro resultado positivo do Banco Popular desde sua criação, que oficialmente ocorreu no fim de 2003.

Rocha explicou que o banco passou por diversas mudanças a partir de março do ano passado. Entre elas, destacou a melhora do processo de qualificação da carteira de crédito e o maior rigor no controle das despesas. ¿Reduzimos a folha de pagamento em 25% e adotamos medidas simbólicas, como a extinção do carro do presidente.¿