Título: Congonhas fecha por meia hora e 20% dos vôos sofrem atrasos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2007, Metrópole, p. C7
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul, teve as operações totalmente suspensas durante quase meia hora, das 16h40 às 17h07 de ontem. Além da pista auxiliar, fechada para a reforma que começou ontem, os pousos e decolagens na pista principal também foram suspensos por causa da chuva. Nenhum vôo precisou ser direcionado para outro aeroporto, mas houve atrasos ao longo de todo o dia.
Pela manhã, um avião da TAM que deveria ter partido às 8h50 para Joinville, em Santa Catarina, aguardou por mais de três horas a autorização para decolar, mas não conseguiu. O vôo acabou cancelado e os 80 passageiros foram reacomodados em um avião que partiu às 13h15 para Navegantes, também em Santa Catarina. De lá, a empresa providenciaria transporte para Joinville. No total, nove pousos e decolagens foram cancelados pela TAM.
A Varig também teve problemas. Um vôo com destino a Brasília ficou parado por duas horas na pista aguardando a liberação para decolar. ¿O check-in ocorreu normalmente, dentro do horário, mas só embarcamos na aeronave por volta das 10 horas¿, disse a advogada Estela Waksberg Guerrini, passageira do vôo previsto para as 9h27. Perto do meio-dia, funcionários da Varig avisaram que o vôo seria cancelado. Cinco passageiros chegaram a desembarcar. ¿Anunciaram que seria servido um almoço cortesia e que iriam nos colocar em outro vôo¿, diz Estela.
Por causa das obras, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está mais exigente com o cumprimento do horário. Agora, quem atrasar mais de 15 minutos para decolar perde o slot e precisa esperar uma nova vaga. As empresas, porém, negaram que o atraso tenha sido culpa delas.
Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), dos 276 vôos em Congonhas até as 19 horas, 53 tiveram atrasos de mais de 45 minutos - equivalente a 19,2%. Em todo o País, dos 1.473 vôos, 24,3% sofreram atrasos.
A pista auxiliar deve ficar interditada por pelo menos 60 dias. Ontem, dois grandes Xs foram pintados nas pontas da pista para sinalizar a interdição, e a iluminação foi retirada.