Título: Líder do Hamas envia mensagem a pai de soldado capturado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2007, Internacional, p. A12

O líder do Hamas no exílio, Khaled Meshal, enviou uma mensagem ao pai do soldado israelense capturado pelo movimento islâmico em junho: ¿Se você quiser que seu filho seja solto, faça seu país atender nossas exigências.¿ Em 25 de junho, militantes do Hamas capturaram Gilad Shalit e mataram outros dois soldados israelenses durante uma ofensiva a um posto do Exército de Israel.

¿Disse ao pai de Gilad Shalit que, como pai, entendo seus sentimentos¿, disse Meshal a repórteres no Cairo. ¿Somos humanos e podemos avaliar as emoções humanas, apesar de o filho dele estar carregando armas para matar o povo palestino.¿ Meshal reclamou sobre os milhares de palestinos que estão em prisões israelenses e disse: ¿A bola está no campo israelense. Eles são os únicos que estão obstruindo a troca.¿ A agência Associated Press citou o pai de Gilad, Noam Shalit, dizendo que não sabia nada sobre conversações para libertar seu filho.

Ainda ontem, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e a União Européia concordaram que o governo de união nacional palestino precisa reconhecer o direito de existir de Israel. Abbas está em Bruxelas em busca apoio para a retomada da ajuda internacional ao governo palestino, suspensa em março, após o Hamas vencer as eleições.