Título: Advogado é acusado de racismo
Autor: Aceituno, Jair
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2007, Vida&, p. A23

Um bate-papo na internet terminou na Justiça em Bauru, no interior de São Paulo. A recepcionista Sandra Santana Cabral, de 27 anos, está processando o advogado Ricardo Luiz Oliveira Costa, de 38 anos, por ameaça, difamação e injúria racista.

A história teve início em junho do ano passado, quando ambos conversavam via internet. Ela usava o apelido Pérola Negra e ele, Homem Fogoso. Segundo Sandra, os dois marcaram um encontro, mas, logo que a viu, Costa foi embora, dizendo que ela era ¿mais negra e gorda¿ do que ele havia pensado.

Além do constrangimento do encontro, Sandra revela que, ao abrir seu e-mail, encontrou mensagens do advogado que a chamavam de ¿negra, fedida, porca, gorda e burra¿. Ele ainda teria ameaçado usar de suas influências na cidade para prejudicá-la. Sandra acusa Costa de tê-la feito perder o emprego, ao enviar um e-mail com difamações ao Sindicato do Comércio de Refeições, onde ela trabalhava. Ele teria dito que ela mantinha um caso amoroso com um fornecedor da organização, que é casado. O presidente do Sindicato, Waldir Avanzo, no entanto, nega ser esse o motivo para sua demissão.

Sandra registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher, em que acusa Costa da prática dos crimes de ameaça e injúria (artigos 140 e 147 do Código Penal). Sandra procurou também o Conselho da Comunidade Negra, com os boletins e cópias dos e-mails ofensivos. O advogado João Bráulio Salles da Cruz, que atua pelo órgão, propôs duas ações, nas quais pede a condenação do agressor por crimes de ameaça, difamação e injúria pelo conteúdo racista das mensagens.

Os processos tramitam na 1ª e 2ª Varas Criminais de Bauru. Numa audiência em dezembro, Costa negou tudo. ¿Não sei de nada e acho que, como não sei de nada, vocês ligaram para lugar errado¿, disse Costa, quando procurado pelo Estado. Em seguida, desligou o celular.