Título: Saldo da conta financeira dispara
Autor: Fernandes, Adriana e Freire, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2007, Economia, p. B4

O balanço de pagamentos de janeiro revelou forte aumento do saldo da conta financeira, que reúne investimentos diretos, investimentos em carteira (ações e renda fixa) e instrumentos derivativos (basicamente transações nos mercados futuros). O superávit foi de R$ 5,289 bilhões, um incremento de quase 80% em relação a janeiro de 2006. Essa conta exclui a balança comercial.

Os números confirmam o que muitos analistas já apontavam: cresceu o interesse dos investidores internacionais por ativos brasileiros, especialmente em renda fixa. Para Roberto Padovani, estrategista de investimento sênior para a América Latina do Banco WestLB, o principal fator que explica o salto é a reversão das expectativas negativas em relação à economia dos Estados Unidos. ¿Com isso, o apetite dos estrangeiros por risco cresceu¿, disse.

No início de janeiro, a ata da reunião de dezembro do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) assustou investidores, ao levantar a hipótese de que a economia estava mais fraca do que se pensava. Ao longo do mês, diversos indicadores mostraram que a atividade nos EUA continua vigorosa. ¿Foi a única mudança. As outras variáveis econômicas (como o juro alto no Brasil) já estavam aí¿, disse Padovani.