Título: MLST ocupa área em Minas e cobra ação do Incra
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2007, Nacional, p. A4

Integrantes do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) invadiram na madrugada de terça-feira a Fazenda Barreiro, no município de Prata, no Triângulo Mineiro. As famílias sem-terra deixaram o acampamento montado na Fazenda Rio das Pedras, na mesma cidade, ocupada em novembro de 2006. A Justiça havia determinado a desocupação e o prazo acabou ontem.

Os militantes decidiram, então, se retirar e invadir outra propriedade no carnaval. ¿É a melhor época, é mais tranqüilo¿, disse Ismael Costa, principal líder do MLST na região. Os sem-terra afirmam que 190 famílias participaram da ocupação da propriedade, de aproximadamente 1,2 mil hectares. Segundo a Polícia Militar, na tarde de terça-feira havia 20 adultos, 2 adolescentes e 3 crianças no local.

O dono da fazenda - identificado como João Luiz de Melo - disse que há na propriedade 800 cabeças de gado leiteiro e de corte. Os sem-terra alegam que a área é improdutiva.

A intenção, segundo ele, é também pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a realizar assentamentos. O MLST reclama da demora do Incra para fazer vistorias. De acordo com o movimento, existem 750 famílias acampadas e 1.373 assentadas no Triângulo Mineiro. ¿Em 2006 não houve nenhuma vistoria¿, reclamou Costa.

O Estado não encontrou ontem representantes da Superintendência do Incra em Belo Horizonte. A mediadora de conflitos do órgão, Moema de Fátima Sales Rocha, rebateu as declarações de Costa. ¿Foi o grupo mais contemplado no ano passado. Foram quase 400 famílias assentadas no Triângulo.¿