Título: Filho de japoneses no topo da Aeronáutica
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2007, Nacional, p. A5

Atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o brigadeiro Juniti Saito chega ao comando da Força no momento em que ela enfrenta uma de suas maiores crises. Na chefia do controle aéreo nacional, a Aeronáutica foi uma das protagonistas dos ¿apagões¿ nos aeroportos. Os controladores de vôo - na maioria militares - conduziram operações-padrão que congestionaram as pistas, provocando atrasos no feriado de fim de ano, principalmente.

Por trás desse movimento dos operadores de vôo está o maior desafio do novo comandante: enfrentar a discussão sobre a desmilitarização do controle do tráfego aéreo. Como a quase totalidade dos brigadeiros, segundo oficiais ouvidos pelo Estado, Juniti Saito entende que o sistema deve continuar na mão dos militares, mas sabe que essa decisão é do governo.

De perfil mais reservado, se comparado com o atual comandante Luiz Carlos Bueno, Saito não deve manter a mesma aproximação que seu antecessor com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Natural de Pompéia, no interior paulista, o novo comandante, de 64 anos, é filho de imigrantes japoneses e casado com a gaúcha Vera Regina Saito, com a qual tem 3 filhos. Como piloto de caça, voou cerca de 6 mil horas. Sua escolha - é o primeiro nissei que chega ao topo da hierarquia da Aeronáutica - ocorre no momento em que se prepara a visita ao Brasil (em 2008), do imperador japonês Akihito.