Título: MST tem 2 baleados em tentativa de invasão
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2007, Nacional, p. A9

Dois integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) foram baleados na madrugada de ontem durante tentativa de invasão de uma fazenda na cidade de Janaúba, no norte de Minas. Cerca de 300 sem-terra seguiam para a Fazenda Angicos, mais conhecida como Saraiva, a 20 quilômetros da sede do município. De acordo com o MST, por volta das 3 horas, a aproximadamente 1,5 quilômetro da porteira, o grupo foi recebido a tiros. Cirilo Silveira Costa, de 49 anos, foi atingido no ombro. A outra vítima, Jair Rodrigues Santos, de 35, levou um tiro na perna direita. Dois suspeitos de participação no crime foram presos pela Polícia Militar.

'Foi uma tocaia, vi bala passando por todo lado', contou o sem-terra Paulo Sérgio Fernandes Souza. A PM foi acionada e ajudou no socorro aos feridos, que foram levados para o Hospital Regional da cidade. Segundo o hospital, Costa foi submetido a uma cirurgia e permanecia internado. Santos foi atendido e liberado.

Por volta das 8h30, policiais que faziam buscas na região prenderam Francisco da Silva e Ediraldo de Souza Mendes, por porte ilegal de arma. Eles estavam em carro de propriedade de José Tarcísio Mendes, um dos herdeiros e administradores da fazenda - que pertence ao espólio de Belino Mendes Martins. No carro, os PMs encontraram um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos, informou o assessor de comunicação da 12ª Companhia, Elton Freitas Menezes.

O fazendeiro confirmou que Ediraldo, que conduzia o veículo, é seu primo. Conforme Tarcísio Mendes - que é vereador na cidade -, eles foram ao local a seu pedido para avisar um vaqueiro e um casal de idosos que moram na propriedade sobre a invasão iminente. 'Ele levou uma arma com medo do que poderia acontecer', disse o fazendeiro, que negou qualquer relação com o episódio.

Os suspeitos presos prestaram depoimento na delegacia da cidade e também negaram participação no ataque.

PRESSÃO

O coordenador estadual do MST na região, Cristiano Meirelles, disse que as famílias saíram do Acampamento D. Mauro, na cidade de Nova Porteirinha. O objetivo, segundo ele, era montar um novo acampamento na entrada da Angicos, para pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a vistoriar e desapropriar o imóvel - que o MST afirma ser improdutivo e ter 7 mil hectares.

Tarcísio Mendes, por sua vez, garantiu que o imóvel é produtivo e não tem mais do que 800 hectares. 'Eles por acaso invadem coisa ruim?'

A Superintendência do Incra em Minas informou que já foi protocolado um pedido no órgão para que a Angicos seja vistoriada em 2007, o que ainda não ocorreu.

Também na região norte de Minas, cerca de 50 famílias do MST invadiram na madrugada de ontem a Fazenda Cruz, em Januária. Meirelles avisou que os sem-terra vão intensificar as ações. 'Essa ação violenta dos fazendeiros não vai nos impedir de fazer as ocupações', disse. 'Já que o Estado não acelera os processos de desapropriação e assentamento, a tendência é o clima de tensão e violência aumentar cada vez mais.'