Título: Estrutura usada por João Paulo II virou teto de igreja
Autor: Lopes, Adriana Dias
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2007, Vida&, p. A11

Em sua segunda visita ao Brasil, em 1991, o papa João Paulo II celebrou uma missa na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, num palco projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Parte daquele palco hoje compõe o telhado da Catedral Rainha da Paz, da Arquidiocese Militar do Brasil, localizada também em Brasília.

Naquela época, d. Geraldo do Espírito Santo Ávila, recém-empossado arcebispo militar do Brasil, tentava construir uma catedral para sua arquidiocese. O arcebispo não só conseguiu que o papa abençoasse a pedra fundamental da construção como obteve o aval do então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, para utilizar na edificação um pedaço da estrutura metálica do altar onde havia estado João Paulo II. A estrutura tem a forma de uma barraca e hoje faz parte do telhado da igreja.

Para que a transferência se tornasse possível, a catedral precisou mudar de endereço. No local original, entre as quadras 303 e 304 da Asa Norte, a estrutura seria alta demais para os padrões permitidos naquela região de Brasília. Por causa disso, a catedral foi transferida para o chamado Eixo Monumental, a imensa avenida que corta a capital federal de norte a sul. A inauguração da catedral ocorreu em 1994.

No caso dos palcos que serão utilizados pelo papa Bento XVI em sua visita a São Paulo, o governo estadual ainda não sabe o que fará com todo o material, inclusive os móveis, após os eventos, em maio.

Shopping Estadão