Título: Crash test mostra diferença entre carro europeu e brasileiro
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2007, Negócios, p. B12

A Pro Teste, organização independente de defesa do consumidor, quer que o governo obrigue montadoras a instalarem em todos os carros vendidos no Brasil air bag e cinto de segurança com pré-tensionador. Um teste de colisão (crash test) feito com o Fox vendido no País pela Volkswagen e seu similar exportado para a Europa com esses itens mostra que, no brasileiro, os passageiros correm mais riscos num acidente.

Testes deste tipo são feitos por todas as montadoras. Foi a primeira vez que uma entidade civil realizou a prova com um carro brasileiro, batido de frente em obstáculo a uma velocidade de 64 quilômetros. Bonecos com sensores que medem efeitos da batida simulam motorista e passageiros.

O Fox feito no Paraná é exportado para a Europa com air bag e cinto pré-tensionador, que puxa o corpo para trás e evita choque com o volante, exigidos pelos próprios consumidores. Na região, 100% dos carros têm esses itens.

No Brasil, air bag e outros itens de segurança, como freios ABS, são opcionais na maioria dos modelos. O Fox usado no teste é o básico, vendido a R$ 29.110. ¿Queremos mostrar o descompromisso do governo e dos fabricantes com a segurança do consumidor¿, disse Maria Inês Dolci, coordenadora do Proteste. ¿Denunciamos que o mesmo carro não apresenta segurança essencial no Brasil.¿

Em nota, a Volks informou que o teste comparou carros diferentes ao usar versão sem air bag duplo com outra equipada com o dispositivo. ¿Para ser confiável, o teste deveria ter comparado veículos em iguais condições, uma vez que o air bag é oferecido ao cliente no Brasil e na Europa, apesar da não-obrigatoriedade desse dispositivo pela legislação de ambos.¿

O Fox europeu custa de R$ 26 mil a R$ 34 mil, dependendo do país. No Brasil, o modelo com air bag duplo custa R$ 33 mil. Segundo a Volks, 2,8% das vendas são com a bolsa inflável, que custa R$ 2.065 cada. Dos 107 mil Fox vendidos em 2006, 44% tinham ar condicionado, que custa R$ 4.090, e 5,5% CD Player com MP3, oferecido como opcional por R$ 1.945.

A Volks credita o baixo interesse ao poder de compra e hábitos de consumo. Lembra ainda que carros no Brasil pagam elevados impostos. A Pro Teste também pede redução de taxas para itens de segurança.

A Pro Teste enviou o Fox de navio para o laboratório na Alemanha que fez o teste. ¿Os resultados mostram que, enquanto os passageiros do carro vendido na Europa não sofreriam grandes danos, o motorista brasileiro sofreria lesões tão graves que poderia morrer¿, disse Maria Inês. O Fox não é caso isolado. Muitos modelos não têm itens que a Pro Teste considera essenciais. A maioria dos populares não tem os equipamentos nem como opcional.

David Wong, da consultoria Kaiser Associates, acha que o Estado não deve interferir na economia de mercado e lembra que há outros temas também urgentes, como a emissão de poluentes.

Carlos Louzada, da TBM Consulting, acredita que a obrigatoriedade aumentaria o uso dos itens de segurança, como foi com o cinto. Com escala maior, o preço cai.

Não foi revelado o custo do teste, pago pela Pro Teste, que tem 200 mil sócios. Para associar-se e receber publicações o consumidor paga R$ 57 e ganha CD Player portátil e relógio digital.

NÚMEROS

2,8% dos Fox vendidos no Brasil têm air bag. Na Europa, todos os carros precisam ter o acessório

R$ 33 mil é o preço do Fox com air bag duplo no Brasil. O veículo básico custa R$ 29 mil

44% dos 107 mil Fox vendidos no Brasil no ano passado saíram das lojas equipados com ar-condicionado, que custa R$ 4 mil