Título: Senado pedirá ao TCU inquérito sobre loterias
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2007, Nacional, p. A9

O Senado aprovou ontem requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize uma auditoria no sistema de pagamentos das loterias da Caixa Econômica Federal. A intenção de Dias é verificar se houve lavagem de dinheiro na troca dos bilhetes premiados e manipulação dos resultados.

O senador disse que a resposta da Caixa à denúncia que fez segunda-feira, em plenário, não o convenceu. Na ocasião, ele citou o caso de um ganhador que acertou os números da loteria 550 vezes e de outro que, num mesmo dia, ganhou 107 prêmios em sete modalidades de loterias e em vários Estados.

'Primeiro, a Caixa responde que não compete a ela investigar e que remete ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para investigação. Em outro momento, diz que investigou e não apurou responsabilidade de servidores da instituição', alegou.

Álvaro Dias disse que o episódio remete à denúncia de violação da conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa ocorrida na Caixa. 'Ele negaram autoritariamente, disseram que nenhum funcionário da Caixa estava envolvido no crime, depois se verificou que os responsáveis eram o presidente Jorge Mattoso e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.'

No pedido ao TCU, o senador afirma que documentos do Coaf evidenciam, desde 2002, que a Caixa 'está propiciando a lavagem de dinheiro ao crime organizado'.