Título: Sem-terra só saem de prefeitura se for cumprido acordo
Autor: Siqueira, Chico
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2007, Nacional, p. A11

Os mil integrantes do MST que estão desde a manhã de terça-feira acampados na frente da prefeitura de Jardim Alegre, a 380 quilômetros de Curitiba, só devem voltar hoje para o Assentamento 8 de Abril. O prefeito Mauro Oriani (PT) prometeu liberar equipamentos de manhã para um trabalho de emergência de melhoria das estradas do assentamento, principal reivindicação dos manifestantes.

'Assim que a primeira máquina sair, a gente desce junto', disse um dos sem-terra. Segundo ele, as famílias já receberam promessas que não foram cumpridas. O assentamento, de 13 mil hectares, fica a 30 quilômetros da prefeitura e abriga 562 famílias.

O líder do MST Édio Aparecido Calixto disse que a condição precária das estradas impede que 600 alunos freqüentem a escola, porque os ônibus têm dificuldade para trafegar. Além disso, os assentados precisam das estradas para escoar a produção. 'Estamos no forte da safra, mas o caminhão carregado só consegue sair se for puxado por trator-esteira.'

Os manifestantes armaram barracas na frente da prefeitura. Ontem ocuparam parte do prédio, sem interromper o trabalho dos funcionários.