Título: Emissões dos EUA subirão 20%
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2007, Vida&, p. A11

Em 2020, os Estados Unidos emitirão 20% mais gases do efeito estufa do que a quantidade que liberavam em 2000, contribuindo ainda mais para o aquecimento do planeta.

A projeção veio de um documento da Casa Branca que a ONU espera há mais de um ano e que foi obtido pela agência de notícias AP no fim de semana.

Os EUA são os responsáveis por 25% de todo o dióxido de carbono e demais gases do efeito estufa emitidos em todo o mundo.

Segundo o documento, a atual política climática do governo americano resultará na emissão de 9,2 bilhões de toneladas de gases em 2020. Em 2000, o país emitiu 7,7 bilhões de toneladas.

A maior partes desses gases vem da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. Esses gases se acumulam na atmosfera e o calor do Sol entra na Terra, mas não consegue sair - como numa estufa.

Com o planeta mais quente, o gelo polar derrete e aumenta o nível dos mares. O clima mundial muda, e as catástrofes naturais, como furacões, tempestades e secas, ficam mais freqüentes.

EUROPA NA VIA INVERSA

Os EUA são considerados o principal vilão do aquecimento global porque não ratificaram o Protocolo de Kyoto, um compromisso internacional por meio do qual os países terão de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. O governo Bush não se comprometeu com Kyoto dizendo que isso custaria 5 milhões de empregos aos EUA. E reclamou do fato de que países como China e Índia não são obrigados a reduzir suas emissões.

No final do mês passado, os 27 países-membros da União Européia decidiram reduzir pelo menos 20% das emissões de gases-estufa até 2020. A base serão as emissões de 1990.