Título: Superdotação não é o mesmo que genialidade
Autor: Sant'Anna, Emilio
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2007, Vida&, p. A12

Normalmente associado à figura do gênio ou da criança precoce, o superdotado é antes de mais nada uma pessoa com habilidades acima da média em alguma área (não necessariamente muito superior à média). Essa habilidade pode se manifestar de diversas formas e necessita de estímulo para se desenvolver.

Um superdotado não precisa necessariamente ser alguém com aptidão apenas para as áreas acadêmicas. As artes e as atividades esportivas também revelam seus 'gênios', como Leonardo da Vinci e Pelé.

Mas não se deve confundir. Nem todo superdotado é um gênio. Atualmente, existe um consenso entre psicólogos e educadores de que o superdotado não precisa ser bom em tudo. Ele pode, inclusive, ter rendimento abaixo da média em determinadas áreas. O fato de ter habilidades surpreendentes em áreas específicas, mas não ser necessariamente brilhante em tudo é o que diferencia o superdotado do gênio.

Como nem todo superdotado apresenta um bom rendimento na escola, seu potencial pode passar despercebido por pais e professores. Ou pior, seu comportamento pode ser confundido com desinteresse pelos estudos e mesmo hiperatividade.