Título: Democratas propõem sair do Iraque em 2008
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2007, Internacional, p. A16

Congressistas democratas apresentaram ontem uma proposta para a retirada das tropas americanas do Iraque, o que poderia acontecer a partir de março de 2008. A democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara, disse que a medida deve começar a ser discutida já na semana que vem.

Para evitar qualquer manobra republicana, os democratas querem atrelar a medida à liberação dos US$ 100 bilhões pedidos pelo presidente George W. Bush para a campanha militar no Iraque e Afeganistão. Segundo a proposta, a retirada poderia começar antes mesmo do prazo previsto, caso o governo iraquiano não cumpra metas de segurança no país.

Os republicanos prometeram bloquear a iniciativa. Apesar de os democratas contarem com a maioria na Câmara - 233 deputados contra 201 republicanos -, dificilmente o projeto será aprovado. Isso porque os democratas estão divididos sobre o tema, enquanto os republicanos votam sempre unidos quando o assunto é o Iraque.

A maior dificuldade da oposição é convencer os democratas moderados, que não querem ser vistos pela opinião pública como responsáveis pelo abandono das tropas no front. A prova mais recente dessa divisão foi a fácil aprovação, em janeiro, do envio de 20 mil homens para o Iraque, que se juntarão aos 140 mil que já estão na região. Por isso, a estratégia democrata de atrelar a proposta à liberação de verbas esconde a esperança de atrair tanto democratas moderados e de conseguir adesões republicanas de última hora.

O líder da bancada republicana na Câmara, o deputado John Boehner, dá a derrota da proposta como certa: ¿Eles estão querendo usar o financiamento das tropas para enfraquecer nossas tropas, mas isso não vai acontecer. É uma causa perdida.¿ A Casa Branca informou que Bush vetaria a retirada caso ela fosse aprovada.