Título: Palco em Aparecida custará R$ 900 mil
Autor: Menocchi, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2007, Vida&, p. A18

O palco onde o papa Bento XVI rezará a missa em Aparecida, no Vale do Paraíba, no dia 13 de maio, terá 2.500 metros quadrados e custará cerca de R$ 900 mil. O projeto foi apresentado ontem pela direção do Santuário Nacional de Aparecida.

Construído na parte externa do santuário, o palco terá divisões. No altar central, além de Bento XVI, ficarão seis cardeais e o chefe de cerimonial do Vaticano. Cerca de 400 bispos e 100 padres serão acomodados em espaços separados. Outra parte ficará reservada a autoridades. Na lateral estarão mil pessoas do coral. A estrutura inclui ainda camarim no subsolo e túnel de acesso ao palco.

A missa deve reunir cerca de 500 mil pessoas. Será ao ar livre, no mesmo dia da abertura da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe. De acordo com administrador do santuário, padre Hélcio Testa, a construção vai permitir ampla visão do papa durante a missa. 'Ele contornará o santuário e passará no papamóvel entre os fiéis. Depois descerá próximo da rampa de acesso à santa para subir ao palco', disse o sacerdote.

As obras começaram em dezembro e devem ser concluídas no início de maio. Os custos serão bancados pela organização da conferência e por doações de um movimento de devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Pela terceira vez desde o início do ano, uma comitiva do Vaticano esteve na cidade, visitando os locais por onde o papa passará. Eles também estiveram na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, onde funciona um projeto de tratamento para dependentes químicos. No dia 12 de maio, o papa fará uma visita ao local.

O santuário está selecionando 300 pessoas para integrar o coral. Os interessados devem fazer parte de corais de cidades próximas de Aparecida.