Título: População desconhece o que é o PAC
Autor: Racy, Sonia
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2007, Economia, p. B2

Sai do forno de pesquisas do Ciesp um trabalho da Ipsos sobre o recém-lançado PAC. Surpresa: 71% dos entrevistados jamais ouviram falar no PAC. Na classe AB, a porcentagem dos que disseram conhecer o programa do governo Lula, obviamente, é maior, 51%. Mas nas classes C, D e E este número cai pela metade.

No quesito região, outra surpresa: a maior porcentagem dos entrevistados que admitiram não saber do que se tratava está na Região Sul, mais de 80%. Já no Norte e Centro-Oeste, a informação era maior: mais de 30% disseram conhecer o que era o PAC. No Nordeste, a porcentagem chegou a 27%. Foram ouvidas mil pessoas de 70 cidades e 9 regiões metropolitanas, representativas do eleitorado, a respeito de sexo, idade, educação, PEA e região.

Ante o quadro de desconhecimento, os pesquisadores se propuseram a explicar o que é o PAC. Programa esclarecido, veio o entusiasmo: nada menos que 83% decidiram aprovar o programa, 7% se disseram contra e 10% admitiram que não sabem ou não responderam.

O PAC vai ajudar o Brasil a crescer? Depois das aulas, 81% disseram que acreditam que sim e 11%, que não sabiam. Só 8% acharam que não. O programa de crescimento é decisivo para o Brasil crescer 5% durante o governo do presidente Lula? 66% dos entrevistados juraram que sim.

À pergunta de como estavam acompanhando o assunto, 39% responderam que com muito interesse; 47%, com pouco interesse; e 14%, sem interesse. Nesse quesito, a distinção de classe teve pouco efeito porcentual.

Ante esses dados, Cláudio Vaz, do Ciesp, concluiu: ¿A população brasileira exibe otimismo em relação ao futuro. O tema não faz parte de seu cotidiano, mas uma vez informados, não só gostaram do PAC, como passaram a acreditar nele.¿

IMPRESSÃO DIGITAL

Muita confusão por causa da mudança de parâmetro do redutor da TR. Os rendimentos da poupança vão cair? O que vai acontecer com o mutuário? Alexandre Tombini, diretor de Normas do BC, explica. Primeiro, não houve uma simples redução do redutor e sim a criação de uma fórmula que atrela o rendimento da poupança ao rendimento de um CDB. ¿Vamos manter a remuneração da poupança nos 85% do CDB, como é hoje¿, esclarece, lembrando que quando a TR foi criada a poupança rendia 65% do CDB, bem abaixo dos atuais 85%. Segundo. O CMN não atendeu ao pleito da indústria, que era de 70% do CDB.

NA FRENTE

TR/ POUPANÇA

A fórmula aprovada pelo CMN, no fim das contas, ainda vai permitir que a poupança renda mais que um CDB se a aplicação for feita em prazo menor que dois anos. Afinal, a poupança não paga imposto e um CDB, de curto prazo, paga 22,5%. No longo prazo, a fórmula simplesmente fará equivaler uma aplicação em CDB com a da poupança. Depois de dois anos, um portador de CDB paga menos que o investidor de curto prazo, mais precisamente, 15%. Isto, na prática, equaliza as remunerações de ambas aplicações. O mutuário? Vai usufruir da mesma equivalência já que sua prestação também é cotada em TR.

TELINHA

A BIG TV informa: enviou comunicado à ABTA denunciando prática de dumping pela parceria Telefônica/DTHi. A parceria, autorizada ontem pela Anatel, permite a entrada da Telefônica no mercado de TV por satélite. A BIG TV alega que os preços de venda praticados pela Você TV, da Telefônica, são inferiores aos custos pagos pela programação.

TELINHA 2

Aliás, a aprovação pela Anatel do pedido da Telefônica destrava a operação que a empresa montou com a TVA. Agora vai?

UNILATERAL

O governo argentino suspendeu ontem, por tempo indeterminado, os registros para a exportação de trigo e farinha de trigo. Segundo Antenor Barros Leal, do Moinhos Cruzeiro do Sul, isto cria incertezas no abastecimento e encarece a matéria-prima - ¿uma forma de aumentar o preço é restringir a oferta¿. E mais. ¿Trata-se de uma prova absoluta de que não pode haver integração comercial do Mercosul já que um dos principais players não deixa o mercado funcionar livremente.¿

SEGURANÇA

Quinze empresários participam hoje de evento sobre biocombustível, em Guarulhos, com a presença dos presidentes Lula e George Bush, a convite da Embaixada dos EUA e da Petrobrás. Detalhe: apesar de o encontro estar marcado para as 11 horas, terão que chegar ao Caesar Park Hotel bem antes, pois serão transportados para um local não revelado das 8h15 às 9h15. Transporte próprio não é permitido.

ELETRICIDADE

Algo no ar. As ações ordinárias da Cesp subiram ontem 7%. De olho, CVM.

SUSPENSE

O mercado ontem entrou em compasso de disputa se preparando para o payroll (vagas criadas nos EUA) de fevereiro, a ser divulgado hoje. Houve apostas para todos os gostos.