Título: Visita de Bush vai paralisar tráfego aéreo em São Paulo
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2007, Nacional, p. A22

O presidente dos EUA, George W. Bush, deve parar o trânsito e o espaço aéreo de São Paulo entre a noite de quinta e o fim de tarde de sexta-feira. Concentrada na assinatura de acordo de cooperação na área de biocombustíveis com o presidente Lula, a visita de Bush envolverá pelo menos cinco traslados pela cidade e duas visitas especiais - à organização não-governamental Meninos do Morumbi e ao terminal da Transpetro em Guarulhos, onde observará a mistura de álcool e gasolina e conhecerá a tecnologia brasileira dos motores flex.

Bush deve fazer todos os deslocamentos na limusine blindada que figura quase sempre na lista de material indispensável de suas viagens internacionais. Está previsto o embarque de todo o material que Bush necessitar - do carro blindado à água mineral e lápis - em um segundo avião da Casa Branca. Atiradores de elite também devem compor a comitiva.

Os traslados por São Paulo em uma sexta-feira - sempre crítica em termos de tráfego - serão imprescindíveis. Até ontem, Washington havia rejeitado a oferta do governo de fornecer os veículos blindados. Mas não havia ainda confirmado se, além da limusine, desembarcará também em São Paulo um helicóptero. O Itamaraty informou que, em princípio, os percursos serão por terra.

Mas as equipes da Casa Branca, que estão há três semanas em São Paulo cuidando dos detalhes da visita, ainda analisam os critérios logísticos e de segurança com a prefeitura e os governos federal e paulista. ¿O que for decidido como a melhor opção será feito. Nem que São Paulo tenha de parar¿, afirmou uma fonte.

Se optar pelo trajeto por terra, o trânsito no Morumbi deve ser isolado no início da manhã de sexta-feira. Para chegar à Transpetro e voltar ao hotel, a situação pode ser caótica. Há pelo menos dois roteiros - marginais Pinheiros e Tietê e Rodovia Ayrton Senna até Guarulhos ou avenidas Águas Espraiadas, 23 de Maio e Tiradentes até a Ponte das Bandeiras, Marginal Tietê e a mesma rodovia. Haveria paralisação do trânsito nesses trajetos.

Bush desembarca na Base Aérea de Congonhas, a 8 Km do Hotel Hilton Morumbi, onde se hospedará. O espaço aéreo de São Paulo ficará fechado em uma área de, no mínimo, 1.000 quilômetros nesse período.